Depois de falar com um fornecedor de electricidade fiquei bastante confuso com todos os descontos e promoções com que montam a oferta. Ou seja, é bastante difícil fazer uma comparação simples entre os vários fornecedores de eletricidade
Decidi fazer uma tabela simples onde inclui a comparação de preço de termos de potência e tarifas de eletricidade de consumo. Procurei nos fornecedores principais e em outros menos conhecidos.
Alguns deles tem os preços pouco acessíveis nos seus sites. Existem entidades como a ERSE e a Deco, assim como prestadores de serviços, Selectra (ou LojaLuz), que tem ferramentas para ajudar a comparar preços. Mas, em nenhuma delas encontrei a comparação simples das tarifas de consumo que procurava.
Comparação de Preço de Eletricidade
Então, escolhi apenas preços para utilizadores particulares e residenciais com tarifa simples e sem descontos de fatura electrónica e débito directo. É uma comparação que não inclui a grande variedade de descontos e promoções que cada marca oferece. As tarifas de consumo simples, TS, estão em €/kWh. Os termo de potência contratada, TP, estão em €/dia. Considerei a potencia contratada 3.45kWh. É ainda feito um cálculo de um valor mensal, VM, sem impostos e outras taxas, para um consumo de 300 kWh em 30 Dias. Fica assim VM = TS * 300 + TP * 30.
Reuni os resultados numa folhe de cálculo, aqui. Apresento aqui os resultados divididos por fornecedores principais e secundários. Incluo no fim uma tabela interactiva com todos os dados.
Estes valores foram actualizados em 2020-12-15.
Principais
Conclusões
A primeira observação possível de fazer é de que apesar de haver grandes variações entre os preços de Termos de Potência e Tarifas Simples, os resultados de Valor Mensal obtidos acabam por ser relativamente semelhantes para um consumo moderado.
Depois notar que foram os Serviços Universais a ter o melhor preço para os parâmetros de comparação definidos.
Por fim, é de salientar que continuamos a ter um dos preços mais altos de eletricidade na Europa, ver aqui.
Ana Rio Remax
963 717 081 : ario@remax.pt
#ComigoEstáVendido #210imóveisVendidos
Deixe um comentário